Skip to main content

Sérgio Godinho, George Orwell e a Roda dos Milhões

Um dos acontecimentos mais relevantes na cultura portuguesa do final do século XX foi a alteração da letra de uma canção fantástica, muito popular durante várias gerações, chamada Com um Brilhozinho nos Olhos.

No tema do Sérgio Godinho canta-se a emoção dos silêncios que falam, das conversas que se enchem de velocidade, das palvras que se soltam da pele.

Na versão original o Sérgio gravou: ‘dissemos o que nos passou pela tola, do estilo és o number one dou-te 20 valores és um 13 no totobola’.

Desde há uns anos para, canta: ‘...o que nos caiu no goto, ... és uma 6 no totoloto’.

Se uma canção fala a língua das pessoas que a ouvem, é porque reproduz um mundo verdadeiro e não uma ficção. Mas fá-lo também porque a vida se deixa inundar pelas palavras das grandes canções. Com toda esta permeabilidade, é normal que as letras das músicas se deixem marcar pelo tempo em que foram escritas. A reescrita do Brilhozinho é um caso pós-moderno de suicídio do autor através de censura póstuma.

Corrigir as noticias e os livros de historia para os adaptar à política actual do regime, era a profissão do protagonista de 1984. E, apesar de já estarmos em 2007, o livro de George Orwell continua a ser lido sem precisar de mudança no título. Talvez a comparação seja um pouco exagerada, até porque o Ministério da Verdade do Império de Oceania não se deveria importar muito com os jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Mas a questão mantém-se:

Agora com o euro-milhões como é que vai ser?

...

Seja como for, o Sérgio Godinho continua a ser, para mim, um 13 no tobola. Apesar de não ter sido capaz de evitar a digestão do totobola pelas empresas de apostas online.

Popular posts from this blog

"Estamos em Seca!"

"Estamos em Seca", Cartaz da Thames Waters, Londres Abril de 2012 (foto de Delemere Lafferty ) Danças da Chuva: Austeridade e Abundância Para Todos (Maio, 2012) O que se passa com a água em Inglaterra ajuda-me a entender o que significa austeridade, a necessidade que temos dela e algumas das suas contradições.  Tal como nas economias europeias, a chuva continua a cair, mas não chega onde é preciso. Ao contrario das economias europeias, não existem sistemas financeiros com que se conta para regular a necessária redistribuição e racionalização de recursos. Por isso faz-se uso de campanhas e leis que são iguais para todos. Talvez este exemplo nos esteja a mostrar um caminho melhor. Abril de 2012 foi o Abril mais chuvoso de que há memória meteorológica em Inglaterra ou seja, desde 1910 . Em algumas regiões houve dias que mais do que duplicaram os anteriores recordes de pluviosidade. E mesmo assim, grande parte do país tem estado e continua a estar oficialmen...

Three steps for inverse hindsighting

Guess: What word was the most used by the Prime Minister, the police chiefs and the News Co heir in the parliamentary sessions about the phone hacking scandal? Without a proper count I would bet on 'hindsight'. At least I am sure that in the last couple of days I've heard it much more than it is usual. Cameron, the Sheriffs and the Murdochs, they all used it several times in the select committees and in the House of Commons. It is a good word and it has proved handy. I looked it up. It means “recognition of the realities, possibilities, or requirements of a situation, event, decision etc., after its occurrence”. Check. They’ve all deployed 'hindsight' according to its exact definition. But can one be a bit more daring? Like, I can give you some hindsight for the future.... Or: Now it is time to start thinking with future hindsight.... Mmm, it might not work. Maybe the best is to avoid the word altogether. So let’s try three easy steps for not having to use 'hi...

The boy and the soldiers

Sitting on the riverbank I watch what floats by. The stream brings a child sitting on a hospital bed. He must be 12, about my son’s age. A bandage hangs from his left shoulder where his arm should be. He cries conpulsively, in a foreign language, so I can only imagine what he is saying. His wailing reminds me of phantom pain, and the tearful words seem to mourn the sudden amputation of his childhood, possibly performed without anaesthetic. But then I realise that his cries may refer to a deeper pain. Maybe the blast that took his arm also took his mum. Maybe all his family, as many in Gaza these days. Before this story enters into a loop, I flick it away with my thumb, making the stream move forward. Another image stops in front of me. Three young men on a desert road dance to Staying Alive by Bee Gees. Their faces look very familiar to me. But it’s not easy to see their faces. They are partially covered with helmets and their bodies are surrounded by military gear. They don’t sp...