Skip to main content

Medo do Escuro

O menino entrou no quarto. Deitou-se. Que monstros haveria debaixo da cama? Melhor nem espreitar. Apagaram a luz. O medo aumentou. Agora os monstros podiam sair, andar livres por todo o quarto. Como seriam esses monstros? Fechou os olhos. Ouviu o som de um interruptor. Será que acenderam a luz? Só havia uma maneira de descobrir. Mas agora os monstros estavam tão vivos na cabeça do menino que ele temeu abrir os olhos. Ouviu de novo o som do interruptor. Ganhou coragem para abrir os olhos. A mesma escuridão onde os monstros dançavam. Se calhar apagaram a luz outra vez. Será que foram os monstros? O medo cresceu. Gemeu. Pensou levantar-se e acender ele a luz. Mas uma voz parou-o, “Está tudo bem,” ouviu-se do outro lado da porta, “eu estou aqui.” O menino escondeu-se debaixo do cobertor sem entender porque é que gostava de ouvir aquela voz apesar de ela fazer os bichos crescerem e ficarem mais assustadores. “E não acendas a luz senão eles acordam e ficam muito zangados”.
Na manhã seguinte, com os olhos em papas, o menino aproximou-se da mesa e estendeu o cartão de eleitor. Recebeu o boletim, entrou na cabine deixando a cortina semiaberta para se sentir mais seguro. A fotografia do seu protector destacava-se entre as caras dos monstros com quem tinha dormido. Não demorou mais do que 2 segundos a marcar a cruz.

Popular posts from this blog

"Estamos em Seca!"

"Estamos em Seca", Cartaz da Thames Waters, Londres Abril de 2012 (foto de Delemere Lafferty ) Danças da Chuva: Austeridade e Abundância Para Todos (Maio, 2012) O que se passa com a água em Inglaterra ajuda-me a entender o que significa austeridade, a necessidade que temos dela e algumas das suas contradições.  Tal como nas economias europeias, a chuva continua a cair, mas não chega onde é preciso. Ao contrario das economias europeias, não existem sistemas financeiros com que se conta para regular a necessária redistribuição e racionalização de recursos. Por isso faz-se uso de campanhas e leis que são iguais para todos. Talvez este exemplo nos esteja a mostrar um caminho melhor. Abril de 2012 foi o Abril mais chuvoso de que há memória meteorológica em Inglaterra ou seja, desde 1910 . Em algumas regiões houve dias que mais do que duplicaram os anteriores recordes de pluviosidade. E mesmo assim, grande parte do país tem estado e continua a estar oficialmen...

Three steps for inverse hindsighting

Guess: What word was the most used by the Prime Minister, the police chiefs and the News Co heir in the parliamentary sessions about the phone hacking scandal? Without a proper count I would bet on 'hindsight'. At least I am sure that in the last couple of days I've heard it much more than it is usual. Cameron, the Sheriffs and the Murdochs, they all used it several times in the select committees and in the House of Commons. It is a good word and it has proved handy. I looked it up. It means “recognition of the realities, possibilities, or requirements of a situation, event, decision etc., after its occurrence”. Check. They’ve all deployed 'hindsight' according to its exact definition. But can one be a bit more daring? Like, I can give you some hindsight for the future.... Or: Now it is time to start thinking with future hindsight.... Mmm, it might not work. Maybe the best is to avoid the word altogether. So let’s try three easy steps for not having to use 'hi...

The boy and the soldiers

Sitting on the riverbank I watch what floats by. The stream brings a child sitting on a hospital bed. He must be 12, about my son’s age. A bandage hangs from his left shoulder where his arm should be. He cries conpulsively, in a foreign language, so I can only imagine what he is saying. His wailing reminds me of phantom pain, and the tearful words seem to mourn the sudden amputation of his childhood, possibly performed without anaesthetic. But then I realise that his cries may refer to a deeper pain. Maybe the blast that took his arm also took his mum. Maybe all his family, as many in Gaza these days. Before this story enters into a loop, I flick it away with my thumb, making the stream move forward. Another image stops in front of me. Three young men on a desert road dance to Staying Alive by Bee Gees. Their faces look very familiar to me. But it’s not easy to see their faces. They are partially covered with helmets and their bodies are surrounded by military gear. They don’t sp...