Skip to main content

"Primitive Within: Anthropology and the Encounter with the Internal Other"

The anthropologist Theo Rak is famed amongst a certain London milieu as an inspirational figure. To borrow his own style of presenting guest speakers, words will always fail to encapsulate the conceptual clarity and groundbreaking vision offered by the brilliance with which Professor Rak architectures cultural events in this cosmopolitan cultural underground. In the capital of the empire where once the sun would never set, night time comes at 4 o'clock in the afternoon. Most people retire earlier to their familial shelters, find comfort in blankets stolen from British Airways airplanes and parallelize their gazes to the infinite meeting point of television screens. Prof Rak invests his energy in intersecting eyes and voices to share thoughts and weave new ideas to the new century. Past events included two fantastic symposia on different perspectives on Love. On Saturday, taking advantage of a rare presence in London of Greek anthropologist and filmmaker Konstantinos Kostakis, and of the magnificent hospitality provided by French ethnologist of body motion Nana Bouts, Theo, as he humbly prefers to be called, brought together an array of disciplinary approaches to a hitherto neglected problem in social sciences. The title of the session suffices in eloquence and anything that could be said about the content of the presentations, as brilliant as they indeed were, will be either redundant or take many pages of texts and images. While we await the publication of these, let us read the title of the session over and over again for it does help us to overcome bedazzlement and bewilderment before the age we inhabit.
The Primitive Within: Anthropology and the Encounter with the Internal Other The Primitive Within: Anthro...

Popular posts from this blog

"Estamos em Seca!"

"Estamos em Seca", Cartaz da Thames Waters, Londres Abril de 2012 (foto de Delemere Lafferty ) Danças da Chuva: Austeridade e Abundância Para Todos (Maio, 2012) O que se passa com a água em Inglaterra ajuda-me a entender o que significa austeridade, a necessidade que temos dela e algumas das suas contradições.  Tal como nas economias europeias, a chuva continua a cair, mas não chega onde é preciso. Ao contrario das economias europeias, não existem sistemas financeiros com que se conta para regular a necessária redistribuição e racionalização de recursos. Por isso faz-se uso de campanhas e leis que são iguais para todos. Talvez este exemplo nos esteja a mostrar um caminho melhor. Abril de 2012 foi o Abril mais chuvoso de que há memória meteorológica em Inglaterra ou seja, desde 1910 . Em algumas regiões houve dias que mais do que duplicaram os anteriores recordes de pluviosidade. E mesmo assim, grande parte do país tem estado e continua a estar oficialmen...

Em Boa Hora

Não que eu tenha vindo para o Brasil a banhos... Não que eu não estivesse já avisado para o frio outonal do planalto Curitibano. Aqui estamos a mil metros de altitude e a temperatura é muitas vezes 10 graus abaixo da das zonas ao nível do mar, mesmo as que ficam mais a Sul. Não que eu não soubesse já dos caprichos do clima desta região. Mas custou encarar. Depois de um fim de semana a derreter, felizmente na praia de Matinhos, e de um feriado de quarta-feira passado na água gelada de uma nascente aqui em Curitiba, na quinta-feira o céu decidiu desabar sobre a cidade. E ainda não parou. Nas primeiras horas ainda com tempo quente. Mas entretanto a temperatura desceu em queda livre e estou agora mais frio do que Londres... Mas, pensando bem, veio em boa hora esta oportunidade para ficar na minha, abrigado, sossegado, sem ceder a tentações cervejísticas, cachacísticas ou musicais. "Eu não quero sair, hoje eu vou ficar queto, não adianta insistir, eu não vou no boteco..." É melhor...

Nós

Logo no início d este artigo , Miguel Sousa Tavares revela o grande equívoco que fundamenta o seu pensamento peçonhento sobre colonialidade. Num comentário lateral, MST critica o escritor Cabo-verdiano Mário Lúcio pelo seu ‘fraco uso desta extraordinária língua que lhe deixámos em herança’. Independentemente do que se ache sobre as qualidades literárias do texto ‘Como está-tua ex-celência? ‘, para MST o autor Cabo-verdiano escreve numa língua que a sua tribo herdou da ’nossa’ tribo. MST sente-se parte de um ‘nós’ especial, constituído pela história para avaliar o uso que ‘eles’ fazem do legado que ‘nós’ espalhámos pelo mundo. É como se hoje a língua pertencesse a Tavares mais do que pertence a Lúcio, tendo este de ter especial cuidado com a forma como a usa. Enebriado por imaginar-se nessa posição de autoridade, MST prossegue no seu tom habitual, demolindo tudo menos estátuas. E nem sequer repara MST na contradição em que cai poucas linhas depois. A história é nossa e não deles ...