Skip to main content

"Estamos em Seca!"

"Estamos em Seca", Cartaz da Thames Waters, Londres Abril de 2012 (foto de Delemere Lafferty)

Danças da Chuva: Austeridade e Abundância Para Todos
(Maio, 2012)
O que se passa com a água em Inglaterra ajuda-me a entender o que significa austeridade, a necessidade que temos dela e algumas das suas contradições.  Tal como nas economias europeias, a chuva continua a cair, mas não chega onde é preciso. Ao contrario das economias europeias, não existem sistemas financeiros com que se conta para regular a necessária redistribuição e racionalização de recursos. Por isso faz-se uso de campanhas e leis que são iguais para todos. Talvez este exemplo nos esteja a mostrar um caminho melhor.
Abril de 2012 foi o Abril mais chuvoso de que há memória meteorológica em Inglaterra ou seja, desde 1910. Em algumas regiões houve dias que mais do que duplicaram os anteriores recordes de pluviosidade. E mesmo assim, grande parte do país tem estado e continua a estar oficialmente em seca. Em muitas regiões, incluindo Londres,  o uso de mangueiras de jardim está e vai continuar proibido, com poucas excepções. Quer a mangueira seja usada para lavar uma bicicleta ou um caro de luxo, o seu uso é ilegal. Em paralelo, há fortes campanhas de sensibilização promovidas pelas empresas que administram as águas.
Tudo isto é para mim muito intrigante. Como é possível uma seca com tanta chuva? Como é possível haver campanhas para redução de consumo promovidas pela companhia que vende a água? Como é possível haver leis de austeridade que são iguais para todos?
 O que se passa é que nos últimos 2 anos houve apenas 4 meses com precipitação acima da média. Em todos os outros meses choveu bem abaixo do normal e necessário para que a água entre na terra. Em Abril do ano passado, por exemplo a precipitação em Londres foi próxima de zero. Ainda mais importante para a água que consumimos em casa são as chuvas de Inverno, que não evaporam facilmente nem são consumidas pelas plantas em crescimento. E essas têm sido raras. Para mais, depois de um inverno muito seco, o solo está menos permeável e os chuveiros de Abril tendem a escoar ou inundar à superfície. Por isso apesar da recuperação de alguns depósitos de chuva, as águas subterrâneas estão ainda a níveis muito baixos. Ainda que o relvado do meu jogo de futebol semanal esteja alagado e, por isso, interdito.
A aparente contradição aumenta a necessidade de campanhas de esclarecimento. Ainda mais porque a maior parte das casas inglesas não tem contador de água. As pessoas pagam um valor fixo que depende da dimensão e de outros critérios relativos à propriedade. Muita gente diz que o pagamento de um preço dependente do consumo traria vantagens para a gestão da água. Mas não poderia isso diminuir em vez de aumentar a conscientização que hoje vai crescendo em torno da necessidade de usar água de forma responsável? Será que os humanos apenas conseguem estabelecer relações racionais entre os seus comportamentos e a sua carteira? Olhando em volta, não vejo outro bem que seja alvo de tantos incentivos a padrões de consumo sustentável como a água. Serão eles menos eficazes do que os habituais mecanismos de mercado?  O bacalhau fresco, por exemplo, que os ingleses consomem em quantidades industriais (no tradicional Fish’n Chips) aumenta de preço, mas a ameaça de extinção continua a aumentar. Não estou a ver um mercado de peixe a colocar um cartaz anunciando as alternativas mais sustentáveis ao peixe mais caro. O mesmo se passa com a gasolina, o gás ou a electricidade. Os preços crescem e o consumo crescente continua a pressionar os recursos naturais. Estudos recentes promovidos nos EUA mostraram que a inserção de um “smiley” amarelo nas contas das casas que tiveram menos consumo do que as dos seus vizinhos têm mais impacto na promoção de poupança de energia do que o aumento do preço. A recompensa simbólica parece ser mais apelativa do que a vantagem monetária. O governo inglês tem falado em introduzir essas experiências. No caso da água, seria necessário haver contadores para isso acontecer. Mas da necessidade de contadores até à ideia de que o preço pode servir para regular os gastos de uma substância tão vital vai um passo maior do que geralmente se assume.
Se temos de ser austeros com a água, o dinheiro que cada um pode pagar não parece ter um papel muito relevante. É uma questão de justiça e de senso comum. Mas é também uma questão de racionalidade. Se a água tem um preço por quantidade há alguém a vendê-la. Se alguém a vende, há um agente interessado em aumentar o consumo.
A confusão instala-se quando substituímos a necessária austeridade na distribuição e consumo de recursos com a distribuição de dinheiro, salários e custos. Pagar subsídios de desemprego não é desperdício. Já sujar o rio para depois gastar recursos a limpá-lo, é. Austeridade não é deixar de investir em cultura; isso é suicídio, pois a cultura é o que nos ajuda a entender a relação entre a nossa torneira e o rio. Austeridade é captar a água da chuva para lavar o carro e a água do banho para puxar o autoclismo.  Poupar nas necessário reparações de fugas no sistema de distribuição de água não é austeridade – é desperdício. Na Europa ainda temos água em abundância. Mas não podemos continuar a usá-la acima das nossas possibilidades colectivas. Por isso se estão a gerar novos padrões de consumo. E não é a carteira que nos vai fazer aderir a eles. É a cultura.

Popular posts from this blog

Post-..."Tomorrow composts today"

“So it was I had my first experience with the Accelerator. Practically we had been running about and saying and doing all sorts of things in the space of a second or so of time. (…) But the effect it had upon us was that the whole world had stopped for our convenient inspection.” H.G.Wells, 1901, The New Accelerator in Modern Short Stories, The growth of cities has created bigger opportunities for (and was in many ways led by) the production of new needs. With consequent increase in waste production. Part of this waste is the result of consumption: composed by materials and objects that were destroyed by human use or have decayed over time. But an increasing part of this waste is generated through symbolic processes, i.e., created by the production of consumption, by industries whose main products are new forms of desire. Since innovation is the main drive of economy, commodities are produced for worlds that do not exist yet, worlds which they will help shape. This power of transforma

sobre a desigualdade entre os homens

Waiting Room

...and did you cook dinner?