Skip to main content

Rio, cidade do atrito.

Lentamente o rugido da cidade a acordar chega à cobertura do décimo primeiro andar na Lapa onde, faz poucas horas, adormeci. Sao nove da manhã e, apesar de hoje estar mais fresco, o calor instala-se no corpo até tornar o sono insuportável. Penso no meu primeiro açai de ontem, e na roda de samba do morro da Conceição junto da pedra do sal, na visita à comunidade da favela do Jacaré e na conversa com um velho desdentado e magro que se sentou na nossa mesa de um boteco na zona portuária e declamava Neruda e Fernando Pessoa. Parece que nada mais falta acontecer. Mas esta cidade parece que guarda surpresas a cada esquina. É um labirinto de cortinas finas que são sempre demasiado frágeis para conter a fricção entre camadas tectónicas que se esfregam sobre uma geografia natural louca produzindo energias brutais. É o que eu ouço aqui em cima: a cidade a deslocar-se lenta e perra, em fricção constante. Desde o acordar.
Quando fui mergulhar no mar de Ipanema, faz dois dias, deparei-me com um exemplo exclamativo dos poderes que tentam defender-se desse atrito. No Largo General Osório, seguindo as indicações de um local para o ponto de ónibus, virei numa rua mais à frente e fui parar num cenário fechado e tenso. Uma rua que terminava num entroncamento em ‘T’ mas que se tinha transformado num beco sem saida pelo estaleiro de uma obra.
No meio ergue-se um esqueleto de um prédio alto e estreito, como muitos que se fazem pela cidade fora. Só que este tem duas particularidades. Primeiro, a sua localização quase perfeita. A Praça General Osório fica na fronteira entre Ipanema e Copacabana, no canto onde a baía abre para o Oceano, mesmo junto à praia do Arpoador. Para além disso é o ultimo ponto do metro, a 15 minutos do centro. A outra particualraidade é que o crescimento deste predio se faz em paralelo muito próximo com as casas de uma favela, num morro quase tão vertical como o prédio que se ergue na sua frente. É o elevador do cantagalo que se está ali a erguer para transportar passageiros no caminho vertical entre o morro e o metro.
A obra desenha uma configuração de ocupação guerreira de fronteira, com os tapumes cortando o tráfego e entrando bem de um lado e do outro da esquina do T, com polícias armados de metralhadoras passeando. Os operários revezam-se para tirar folga do calor abrasador. Alguns moradores da favela olham das suas janelas segurando crianças ao colo, visíveis apenas pela fresta entre prédios. Outros passam por mim na rua com ar zangado. A atmosfera é carregada e tudo isto a menos de 50 metros da praça que eu deixara para trás com as suas lojas de produtos naturais e os seus frequentadores brancos e bem parecidos.
Na volta do ónibus, abri o jornal Globo e o mapa do Rio para descobrir que aquele lugar se chama favela do Pavão-Cantagalo, e é o alvo da sétima e mais recente UPP do RIO de Janeiro. UPP representa Unidade Policial Pacificadora, palavras que, de acordo com diversas pessoas, deve ser pronunciada com muitas aspas. É que o que de facto de passa é a ocupação armada dos territórios muitas vezes acompanhadas de assassinatos. Todos os dias há notícia de um ou mais assassinatos feitos pela policia a traficantes e a seus ajudantes. E o que é mais chocante é a forma como a história é contada pela imprensa e pelas declarações dos próprios policias. Como um método normal de acção. Exactamente o mesmo discurso que aceitou o imperialismo militar americano dos últimos anos. Não há outra forma de lidar com estas forças do mal, por isso nós te entregamos cegamente nas mãos armadas o poder de fazer o que for preciso para as liquidar. Se ninguém reclamou contra o enforcamento publico de Sadam, como vai alguém reclamar das execuções públicas dos traficantes. Ou dos que os próprios executores dizem ser traficantes e seus 'ajudantes'.
A obra em cenário de guerra naquela fronteira tensa e friccionada foi uma imagem forte que guardei dessa manhã. Mas outras sensações foram mais fortes. A daquele mar maravilhoso que se estende ali ao lado sobre uma areia branca e suave, com ondas altas e agitadas e a temperatura perfeita para afogar o calor. E todos os outros produtos maravilhosos desse atrito constante que fui encontrando pelo caminho.
Por mais que alguns se tentem proteger dele, é o atrito entre pessoas e entre diferentes formas de habitar e uma geografia louca que produz a energia maravilhosa e a cultura única desta cidade.

Popular posts from this blog

Post-..."Tomorrow composts today"

“So it was I had my first experience with the Accelerator. Practically we had been running about and saying and doing all sorts of things in the space of a second or so of time. (…) But the effect it had upon us was that the whole world had stopped for our convenient inspection.” H.G.Wells, 1901, The New Accelerator in Modern Short Stories, The growth of cities has created bigger opportunities for (and was in many ways led by) the production of new needs. With consequent increase in waste production. Part of this waste is the result of consumption: composed by materials and objects that were destroyed by human use or have decayed over time. But an increasing part of this waste is generated through symbolic processes, i.e., created by the production of consumption, by industries whose main products are new forms of desire. Since innovation is the main drive of economy, commodities are produced for worlds that do not exist yet, worlds which they will help shape. This power of transforma

sobre a desigualdade entre os homens

Waiting Room

...and did you cook dinner?