Skip to main content

Pára de Queixar-te e Trabalha, mas é


(Stop Complaining and Work, but it is)

Pergunta-me o Douglas - um escocês que está aqui em Londres a trabalho - se eu sinto falta de Portugal. Claro que sim. Sinto muita, muitas vezes. Mas também gosto muito de viver cá. Quando eu digo, Gosto, não estou a mostrar o quanto pertenço a este sítio. Para se ser de um sítio, tem de se ser também capaz de dizer mal desse sítio. Numa cidade é mais fácil sentirmo-nos em casa. Podemos queixar-nos dos preços das casas, dos atrasos dos transportes públicos, de como um pequeno nevão é suficiente para fazer parar os comboios,  do calor no metro, da falta de condições para as crianças ou do barulho das crianças, das construções que despejam emigrantes ou dos outros emigrantes que ameaçam o nosso espaço.
Já na relação com o país, o estado e a nação, a coisa é um pouco diferente. Questionar os símbolos e a história de um país, ou votar para as eleições legislativas são prerrogativas de um cidadão de pleno direito. Para um emigrante se tornar cidadão de pleno direito terá de responder a um questionário em que, mais do que o conhecimento, é testada a adesão cega a uma série de princípios culturais nacionalistas. Esses princípios são largamente escarnecidos por muitos nacionais como, por exemplo, certas ideias da monarquia, ou de etiqueta nacional, mas nós temos de os recitar para sermos reconhecidos como cidadãos.
Quando me sinto limitado na minha liberdade de me queixar do lugar onde vivo sinto saudades do lugar de onde sou. Se não estás bem, o que é que estás aqui a fazer? Quem és tu para falar da Thatcher? Tu nem estavas cá quando ela foi primeira ministra. Tu nem imaginas. Deve ser melhor no teu país de preguiçosos. Sois como os gregos, quereis é sesta, como os espanhóis. Se não nos dizem estas coisas, acabamos nós a pensá-las. É o lado trágico, mais ou menos impotente, da condição de imigrante.
Ora, dá-se o caso de que em Portugal também nos disseram para irmos procurar a sorte em outro lugar. Se não víamos oportunidades no sítio onde calhou de termos nascido, que emigrássemos. Oportunidades há, só que são poucas e é para quem as vê: os empreendedores. Para quem não as vê, que tivessem ao menos a determinação e a coragem necessárias para as ir encontrar num sítio novo. Disseram isto, mais ou menos. O primeiro ministro aos professores, o segundo ministro com uma folha de cálculo na mão, o terceiro ministro nos seus impulsos jovens, e disse ainda o ministro dos negócios com o estrangeiro, ainda antes de o ser. Numa conversa particular, estas coisas até poderiam fazer muito sentido, se ditas a certas pessoas. Olha, a mim por exemplo. Larga as queixas e faz-te forte. FAz-te à sorte. A crise pode ser uma oportunidade para fazeres coisas novas. Emigra, se vês a coisa mal parada. Remigra se vires as portas a fechar, ou se não gostas de casamentos principescos e jubileus extravagantes. Ou se te assustam funerais tão caros, tão caros, que põem o ministro das finanças a chorar em frente às câmaras. Se não gostas, vai para a tua terra. Ou para outra, que não esta. Podem dizer-me estas coisas e eu poderei contra-argumentar. Mas um governante dizer coisas destas à comunidade que governa, uma comunidade que é crescentemente desigual e cada vez mais necessitada de se fazer colectiva, dizê-lo, dizia eu, como se o dissesse a um indivíduo em particular, isso é completamente deslocado. Inexplicavelmente estúpido, eu diria. Embora possa soar bem. E, depois, ainda dirão de quem emigrou que não pode agora vir queixar-se da terra que abandonou. 30 milhões de emigrantes? Dois deputados pela Europa e mais dois a representar os de fora da Europa e está o caso encerrado. Já somos demais para dividir a sardinha. E o cherne esgotou. Quando voltares, voltaremos a pescar juntos.
Quando eu não puder queixar-me, é mesmo melhor emigrar. Mas tem de haver um sítio de onde somos. Um lugar em que, se nos queixarmos de uma coisa, podem responder-nos de muitas formas diferentes. Podem dizer-nos, Estás enganado o que precisamos é que assumas riscos e tentes ser produtivo, ou , Tens razão, vamos ver o que se pode fazer, ou, É mesmo isso, são uns bandidos ou então, podem perguntar, O que é que podemos fazer para mudarmos as coisas? - mas nunca, mesmo nunca, nos diriam, Se não estás bem muda-te. Esse lugar é normalmente a cidade. Raramente, o país.

Popular posts from this blog

Post-..."Tomorrow composts today"

“So it was I had my first experience with the Accelerator. Practically we had been running about and saying and doing all sorts of things in the space of a second or so of time. (…) But the effect it had upon us was that the whole world had stopped for our convenient inspection.” H.G.Wells, 1901, The New Accelerator in Modern Short Stories, The growth of cities has created bigger opportunities for (and was in many ways led by) the production of new needs. With consequent increase in waste production. Part of this waste is the result of consumption: composed by materials and objects that were destroyed by human use or have decayed over time. But an increasing part of this waste is generated through symbolic processes, i.e., created by the production of consumption, by industries whose main products are new forms of desire. Since innovation is the main drive of economy, commodities are produced for worlds that do not exist yet, worlds which they will help shape. This power of transforma

sobre a desigualdade entre os homens

Waiting Room

...and did you cook dinner?